Profissão: Analista de Requisitos

O Analista de Requisitos é um dos papeis mais importantes no processo de desenvolvimento de software. O nível de atuação deste papel dentro do processo de desenvolvimento vai variar de acordo com a metodologia de trabalho adotada para a construção do software. Uma metodologia ágil provavelmente exigirá um tempo menor de atuação, já em metodologias não-ágeis será exigido mais deste papel, seja para o garimpo e lapidação de requisitos ou na documentação destes.





O Analista de Requisitos no RUP

No RUP, por exemplo, a disciplina de Requisitos "Requirements" vai atuar dentro de todas as fases de construção de um software (vide Figura 1), mais dentro na fase de iniciação e menos na fase de transição. dentro das fases medianas (Elaboração e Construção) a disciplina atua moderadamente. Enfim durante todas as fases da construção do software ela tem a responsabilidade de fornecer insumos para todas as outras disciplinas de trabalho.
Figura 1: Gráfico de Baleias - Fonte da Imagem: Imasters

Serão os requisitos obtidos nesta disciplina que fornecerão insumos para que na fase de Iniciação seja desenvolvido a definição correta do escopo do projeto, as estimativas de tempo, esforço e valor/lucro, o desenho prévio da arquitetura e preparação dos ambientes.

Na fase de Elaboração acontece uma coleta mais completa de requisitos, utilizando-se de varias técnicas de trabalho para isto, e após o registro de cada requisito o desenho (fluxo) do software já é conhecido, então é possível o início da implementação dos códigos e casos de testes. Na Fase de Construção temos uma maior atuação dos papeis de teste, desenvolvimento e gerenciamento, pois quando inicia-se a fase de construção do software surgem necessidades de ajustes corriqueiramente, tanto no requisito quanto nos testes de códigos e configurações de ambientes ou integrações.

Finalmente na fase de transição temos uma colaboração geral de todas as disciplinas para que seja possível transferir a aplicação, já construída, para o ambiente do cliente. Entretanto já na metade desta fase as responsabilidades da equipe de requisitos são extremamente baixas, uma vez que o software já foi documentado, construído e homologado pelo contratante.

Importância do Analista de Requisitos

Hoje considero extremamente importante o papel de analista de requisitos. pois como apresentado este é o profissional que mais vai dominar as reais necessidades do cliente dentro do modelo de desenvolvimento de software e saberá como cada peça elencada no requisito deverá se ajustar dentro do software construído.

Espero que estas informações sejam suficientes para mostrar a cada estudante ou profissional que anseie atuar neste papel a importância de possuir mais que uma graduação em análise de sistemas para conseguir êxito nesta nova função. Quanto mais tempo leitura, convívio com a tecnologia e contato prático com diversas áreas de atuação, Melhor será sua desenvoltura em ouvir os clientes e criar soluções que de fato mostrem o valor de TI para o negócio dos gestores.

Leitura Complementar

Caso busque por mais informações sobre o papel de Analista de requisitos recomento a leitura destes artigos:

1 - X25 - Analista de requisitos o que é esse profissional

2 - Ti Especialistas - As qualidades de um excelente analista de requisitos

3 - WikiPedia - Analise de Requisito de Software

4 - Lesleyfernandes - Carreiras em TI análise de requisitos (O mais completo :D)

Postar um comentário