Gerenciando Grupos e Usuários

Gerenciando Grupos e usuários no redmine
Neste artigo veremos uma parte bem funcional no Redmine, o gerenciamento de grupos de usuários seus papéis e suas respectivas permissões dentro dos projetos.


Caso você nunca tenha trabalhado com matriz de permissões recomendo também a leitura do artigo onde apresento uma breve introdução sobre como esses elementos se relacionam dentro de um projeto.




Grupos de usuários

A missão do grupo é bem simples, consiste em reunir sobre um mesmo identificador "Nome do grupo" um conjunto de usuários que estrategicamente devem ficar juntos. Mas por que 'estrategicamente'? e por que devem 'ficar juntos'? por que isso vai depender de como você quer trabalhar com seus usuários dentro do Redmine. 


Por exemplo, podemos ter um grupo chamado "Gerente de Sistemas" e nele vincular todos os usuários que são gerente de projetos e estejam cadastrados no redmine, e assim por diante. 



Agora tenha bastante ATENÇÃO, vincular um usuário a um grupo que tem APENAS o nome de 'Gerente de sistemas' não quer dizer que ele tenha esse papel dentro de um projeto, não ainda. 



E então você pergunta... Mas Jhonatan se vincular um usuário a um grupo chamadao gerente de sistemas não o torna um gerente porque vou fazer isso? E eu respondo... jaja você vai ver, e vai querer usar isto a seu favor.



Primeiro grave em sua mente estas premissas:

  1. Um usuário somente representará um papel, quando vinculado a um projeto;

  2. Ao vincular um usuário a um projeto SEMPRE será obrigatorio informar no minimo um papel;

  3. O ingresso de um usuário a um grupo NÃO exige a seleção de um papel;

  4. Um projeto poder ter vinculo direto com um usuário OU com um grupo de usuários

  5. Ao vincular um grupo a um projeto também será obrigatório informar no mínimo um papel. E o papel selecionado será replicado para todos os membros do grupo, de uma só vez.

Pronto, agora com essas premissas já podemos continuar. Neste ponto você já percebeu que a grande vantagem de se utilizar grupos consiste em "Realiza,r EM LOTE, a atribuição de permissões (papéis) para usuários em um determinado projeto." Simples assim!!!



Então agora suponha que em seu Redmine exista um grupo chamado 'Desenvolvedores PHP' com 5 usuários dentro dele. Então agora ao cadastrar um projeto de desenvolvimento você terá duas opções para vincular os usuarios desenvolvedores a ele, são elas:

  • OU você vincula o Grupo 'Desenvolvedores PHP' ao projeto e selecionada o Papel 'Desenvolvedor', e assim de uma só vez o 5 usuários viram desenvolvedores do projeto;

  • OU você vincula usuário por usuário ao projeto, repetindo este mesmo trabalho 5 vezes seguidas.
Agora fica a seu gosto. Trabalhoso ou não ambos os caminhos resultaram no objetivo desejado.

Dica Importante: Use o nome do grupo a seu favor.

Esta é uma dica extremamente importante. Como explicado acima no momento em que colocamos usuários dentro de um grupo nós não definimos nenhum papel a eles, mas então como saberemos que no grupo Gerente de Sistemas só tem usuários que são gerentes?... pois bem você não sabe!


Pelo menos não pelo Redmine, mas sim empiricamente. Por isso falei que a definição de grupos é uma decisão estratégica de quem o criou. E isto faz da escolha de um nome um momento tão importante. 



Por exemplo, não coloque sob um grupo chamado 'Gerente' usuários que são Desenvolvedores na vida real, isso vai confundir você ou outra pessoa que no futuro precise rapidamente vincular gerentes a um determinado projeto. E se isso for feito você terá um desenvolvedor com permissões de Gerente dentro do projeto. e isso não é saudável.



Mas ai você me fala:

    - Mas Jhonatan em minha empresa existem Gerentes que ora são Gerentes e ora são Desenvolvedores. 

Certo então seja organizado e vincule este usuário aos dois grupos, o de Gerente, e o de Desenvolvedor. E assim ele terá os dois papeis dentro do projeto em que ambos os grupos forem vinculados. Simples não é?

Segue uma imagem sobre tudo  que falamos

Grupos de usuários e projetos no redmine
Grupos de usuários e projetos no Redmine 

Conclusão


Os grupos estão ai para nos ajudar, seu uso não é obrigatório mas garanto que vai te fazer poupar muito tempo. Cadastrar um grupo é bem simples por isso não teremos um artigo apenas para falar sobre isso. 


Você pode ter quantos grupos desejar e quando não quiser mais alguns deles, basta excluí-los. Por tanto fique a vontade para gerenciá-los.


Hoje ficamos por aqui, Até a próxima pessoal. 



Desde ja agradeço a presença e se gostou lembre-se compartilhar. Um Abraço!


Postar um comentário