Gerenciando Papéis e Permissões - Parte 1

Gerenciando Papéis e Permissões - Parte 1

Hoje veremos mais sobre a funcionalidade de cadastro de Papéis e Permissões no Redmine. 



Passaremos campo a campo conhecendo sua utilidade e qual o melhor momento para utilizar cada opção disponível. 





Tela Inicial

Para acessar a funcionalidade de Papéis e permissões é simples:
  1. Com usuário Administrador
  2.  Vá ao menu 'Administração'
  3. E depois na opção 'Papéis e permissões'
Agora dentro da tela principal da funcionalidade temos acesso as seguintes opções:

Tela principal da funcionalidade para cadastro de pepéis do redmine
Tela principal da funcionalidade para cadastro de pepéis do redmine
  • A Relação dos papéis existentes:
    • Para cada papel é permitido:
      • Editar: ao clicar sobre o nome do mesmo.

      • Organizar a ordem de precedência de apresentação, seja na lista de membros de um projeto, seja na relação de papéis dessa tela.

      • Copiar: que vai criar um novo papel aproveitando as permissões já cadastradas no papel copiado.

      • Excluir: que vai eliminar o registro do sistema, somente os papéis 'Não membro' e 'Anônimo' não poderão ser excluídos já o restante pode passar a borracha. haha.

  • A emissão do 'Relatório de permissões' (por papel):
    • Esse é um documento muito útil e bem feito. por ele você poderá fazer uma audtoria rápida sobre o que é permitido a cada papel, veja a imagem explicativa:

Imagem do Relatório de Permissões por Papel
Imagem do Relatório de Permissões por Papel

Tela de Cadastro e Edição

Agora vamos ver cada opção da tela de cadastro edição:

Tela de Cadastro/edição de Papéis
Tela de Cadastro/edição de Papéis

Para acessar essa tela vá na opção 'Novo Papel' ou Selecione um papel já existente para edição:

São os campos disponíveis:

  1. Nome: O nome do papel que você esta criando, exemplo "Lider de Desenvolvimento"

  2. Tarefas podem ser atribuídas a este papel: vai permitir colocar os usuarios com este papel como responsável pelo atendimento de tarefas de projetos

  3. Visibilidade das tarefas
    1. Todas as tarefas: O usuário com este papel poderá acessar qualquer tarefa, independente se é dele ou não e se é publica ou não.

    2. Todas as tarefas não privadas: O usuário com este papel poderá acessar qualquer tarefa de seus projetos que não sejam privadas.

    3. Tarefas criadas ou atribuídas ao usuário: O usuário com este papel poderá acessar somente as tarefa que ele criou ou que estão atribuídas a ele.

  4. Time logs visibility:
    Tradução: "Registro de horas do projeto", essa é uma funcionalidade que mostra o total de horas trabalhadas no projeto desde a sua concepção no redmine. A imagem abaixo mostra o local da tela do projeto onde são apresentadas as horas gastas.
  5. Exemplo do contador de horas trabalhadas do projeto
    Exemplo do contador de horas trabalhadas do projeto

    1. All time entries: (Todas as Horas Registradas), selecionada esta opção o usuário com este papel poderá ver todas as horas gastas no projeto, independente de quem as registrou.

    2. Time entries created by the user: (Somente as horas registradas pelo usuário),selecionada esta opção o usuário com este papel poderá ver apenas as horas gastas no projeto que foram registradas por ele.

  6. Users visibility: (Visibilidade do usuário), esta opção mostra quem pode acessar as informações do usuário. Deveria ser para controlar realmente a visibilidade de cada membro de um projeto, tipo membros secretos para projetos que são confidenciais, tipo os da Apple sabe...

    Pois é... como nunca a utilizei esta alternativa aqui não consegui um criar um exemplo prático para apresentar. Ainda para piorar essa opção não está documentada na wiki do redmine, então realmente ficarei devendo essa a você, e assim que descobrir como a utilizar publicarei aqui.
  7. Copiar fluxo de trabalho de:
    Esta opção é ótima, ela trata de uma funcionalidade que ainda não falamos em nossa série de artigos, que é sobre o ciclo de vida de uma tarefa, ou se preferir fluxo de trabalho mesmo.

    Vou resumir, basicamente cada tipo de tarefa tem um fluxo de atendimento, que seria a situação atual de seu atendimento e também as próximas. Por exemplo: Novo -> Em Atendimento -> Atendido. E Além de configurar um ciclo de vida para uma tarefa podemos ainda difinir quais desses ciclos/status podem ser manipulados por um determinado papel.

    Essa é uma configuração bem trabalhasa de se fazer e copiar o cliclo delegado a um papel já existente para depois modificar apenas  o necessário ao novo papel facilita bantante nossa vida. Para copiar o ciclo de trabalho de um papel já existente basta selecionar nesta opção o nome do papel ao qual deseja copiar. Fácil assim.
     

Conclusão

Bem que gostaria mas não foi possível colocar toda a informação sobre este assunto em um único artigo por isso a descrição das permissões e o exemplo de cada uma delas vai ficar para o nosso próximo trabalho. Mesmo assim espero que estas informações já tenham lhe ajudado.

Forte abraço, nos vemos no próximo artigo. até lá!

Postar um comentário