Gerenciando Papéis e Permissões - Parte 2

Gerenciando Papéis e Permissões - Parte 2
Hoje continuaremos a falar sobre o gerenciamento de papéis e suas permissões. Caso queiram ver o início dessa série basta consultar a parte 1 deste artigo

Nessa continuação veremos rapidamente para que serve cada uma das permissões que o Redmine oferece quando estamos criando um novo papel.

Espero que gostem e Bons estudos!





Agenda deste artigo

Este é o o segundo artigo da série de Papéis e Permissões, nele você vai encontrar:
  • Um breve explicação sobre Permissões,
  • Um descrição das permissões do módulo projetos
Para a explicação das demais permissões consulte a artigo 3º desta série.

Considerações iniciais

Primeiro o mais importante a entender é que estas permissões dizem respeito as ações que um usuário pode executar quando o escopo envolve um projeto. Ou seja, qualquer outra permissão diz respeito a configuração do Redmine e por isso estas ações são para um usuário administrador.

Resumindo seria algo assim: Para controlar um o que um usuário faz dentro de um projeto, será nessa tela. Para delegar permissões para modificações no Redmine usamos a opção 'Usuário administrador' no cadastro do próprio usuário. Simples assim.

Conhecendo as permissões

Sempre que criamos ou editamos um papel o redmine nos possibilita configurar as ações que cada um pode fazer. Assim podemos garantir o que cada usuario poderá ou não modificar dentro de cada projeto que trabalhamos.

As funcionalidades do Redmine são agrupadar por módulos, e cada módulo tem um conjunto de ações que podem ser ou não exercidas por determinados papéis. Por exemplo, existe um médulo chamado: Projeto, e nele podemos permitir que um usuário com o papel de "Gerente" possa criar novos projetos, mas não possa editar informações de projetos já criados. Pode parecer bobagem, mas dependendo da necessidade pode sim fazer diferença.

Vamos iniciar com a descrição de cada opção. como são muitas serei o mais breve possível e somente darei exemplos das que forem mais necessário. Vamos lá!

Descrição das Permissões

Módulo: Projeto

  • Criar projeto: Permite criar novos projetos. Somente criar, não editar. Como o usuário com essa permissão não é um 'Administrador', para criar um projeto ele deve ir na opção: "Projetos >> Novo Projeto", veja o exemplo abaixo:
    Acesso a opção 'Criar projetos' no Redmine
    Acesso a opção 'Criar projetos' no Redmine

  • Editar projeto: Permite editar projetos existentes. Somente editar, não criar novos. Para Editar um projeto deve-se acessr a opção: "Projetos >> Clique no projeto que vai editar >> Clique na aba 'Configurações', veja o exemplo abaixo:
    Acesso a opção 'Editar projeto' no Redmine
    Acesso a opção 'Editar projeto' no Redmine

  • Fechar / reabrir o projeto: Permite arquivar (dar como encerrado) um projeto, ou reabrir. Um projeto quando encerrado não pode mais receber novas informações. Para 'Fechar ou Abrir' um projeto deve-se acessar a opção: "Projetos >> Clique no projeto desejado >> Clique na opção 'Fechar/ Reabrir', veja o exemplo abaixo:
    Acesso a opção 'Fechar/Abrir projeto' no Redmine
    Acesso a opção 'Fechar/Abrir projeto' no Redmine


  • Selecionar módulos de projeto: Possibilita o usuário selecionar os módulos que um projeto vai utilizar. 
    • ATENÇÃO: Um papel que tenha a permissão 'Criar Projeto' mas não tenha a permissão 'Selecionar módulos' poderá apenas criar um projeto sem definir quais módulos ele poderá utilizar. Fique atento, pois o mesmo vale para o 'Editar projeto'. Resumindo a permissão 'Selecionar Módulos' depende ou da permisssão de 'Criar projetos' ou da de 'Editar projetos'.

Acesso a opção 'Selecionar Módulos' no Redmine
Acesso a opção 'Selecionar Módulos' no Redmine

  • Gerenciar membros: Permite gerenciar quais serão os membros de um projeto. Esta opção é acessada dentro de uma 'aba' que somente aparece para projetos já criados.Quando selecionada está permissão o sistema apresenta uma nova opção, a "Member Management" , nela existem duas subopções:
    Opção "All Roles": Permite ao usuário adicionar ou retirar do projeto qualquer membros com qualquer papel.

    Opção "Only these roles": Permite ao usuário adicionar ou retirar do projeto apenas membros com os papéis definidios aqui. Utilizando esta opção seria possível permitir que um estagiário acrescentasse novos estagiarios ao projeto, mas nunca nenhum outro papel, como o de desenvolvedor ou gerente. 

    Acesso a permissão 'Gerenciar Membros' no Redmine - Tela 1
    Acesso a permissão 'Gerenciar Membros' no Redmine - Tela 1
    Acesso a permissão 'Gerenciar Membros' no Redmine - Tela 2
    Acesso a permissão 'Gerenciar Membros' no Redmine - Tela 2

  • Gerenciar versões: Esta opção permite ao papel criar versões (releases) para melhorar a organização das tarefas feitas no projeto. Para 'Criar uma versão' em um projeto deve-se acessar a opção: "Projetos >> Clique no projeto desejado >> Clique na opção 'Configurações ' >> Clique na guia 'Versões'.
    Utilizar este controle de versões nos permite agrupar as taregas conforme elas são entregues a cada release. Assim podemos ter um bom roadmap de nossas projetos. Mais a frente também falaremos mais sobre esse controle de versão. veja no exemplo abaixo como acessar essa funcionalidade:
    Acesso a permissão 'Gerenciar Versões' no Redmine
    Acesso a permissão 'Gerenciar Versões' no Redmine 

  • Criar subprojetos: Permite ao usuário criar subprojetos do projeto atual é uma ótima pedida para organizar todos os projetos de um mesmo cliente ou até mesmo portfólios de projetos (PMI). Para 'Criar uma versão' em um projeto deve-se acessar a opção: "Projetos >> Clique no projeto desejado >> Clique na opção 'Configurações ' >> Clique na guia 'Versões'.

Conclusão e Continuação

Ufa!!! é muito conteúdo não é? Para não ficar uma leitura cansativa e nem um artigo gigantesco vamos continuar este assunto em um próximo artigo. Espero por vocês nele.

Forte abraço a todos e até a próxima.

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